Wednesday 5 June 2013

Projeto de capoeira nas escolas brasileiras. Trabalhos dos educadores e mestres: Rato, André Baixinho, Ana Porto entre outros.

Este projeto sócio-cultural trabalha nas Escolas, Universidades e nas Instituições a capoeira como um valor humano. Como fonte de libertação e de vida.



Nestas aulas de capoeira são realizados trabalhos corporais, resgate da tradição dos ancestrais, respeito ao próximo, amizade, solidariedade e união.

As apresentações de capoeira realizadas nos eventos e nas Instituições, são geralmente uma apresentação em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade. Também são realizadas nos finais de semanas nos bairros onde os grupos atuam, como consagração do trabalho.

O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado. A linguagem "oculta" é sempre presente, os alunos aprendem a se comunicarem através dos cantos e da xinga.
Os capoeiristas mais experientes são generosos  com os alunos e participantes e os ensinam toda a cultura apreendida e apreendem uns com os outros, não só os movimentos, mas também os valores humanos e sociais.


Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. 
Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.




No comments:

Post a Comment